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Hell is Us demo: um gostinho de quero mais

A demo de Hell is Us já está disponível gratuitamente na Steam como parte do Steam Next Fest, e se você curte jogos com ambientação sombria, combate corpo a corpo intenso e um mundo cheio de mistério, da mesma maneira que eu, vale muito a pena dar uma olhada. 

O jogo, desenvolvido pela Rogue Factor e publicado pela Nacon, está previsto para ser lançado oficialmente em 4 de setembro de 2025. Mas até lá, essa demo já dá um gostinho bem sólido do que vem por aí.

Neste artigo, relato tudo o que encontrei na demonstração de Hell is Us: a duração, as atividades possíveis, a parte da história apresentada e os aspectos mais notáveis neste primeiro contacto com o jogo.

Trailer da demo de Hell is Us

Quanto tempo dura a demo de Hell is Us?

A demo fica disponível até o dia 16 de junho de 2025, então se você está curioso, é bom correr. Em relação ao tempo de gameplay, tudo depende de como você joga. Quem for direto ao ponto pode fechar a demo em cerca de 1 hora, mas quem curte explorar, observar detalhes do cenário e falar com os NPCs pode tranquilamente estender a experiência para 2 a 3 horas. 

Eu demorei cerca de 2 horas para terminar a demo e não tenho certeza se encontrei tudo o que ela poderia oferecer.

A demo traz uma boa variedade de atividades e deixa claro o tom do jogo, então não se trata apenas de um trailer interativo: dá pra sentir na pele (literalmente) o peso de cada confronto.

Conversa com NPC do jogo Hell is Us
Interação com NPC em Hell is Us ocorre de maneiro estática.

Qual é a história apresentada na demo?

Hell is Us se passa num país fictício chamado Hadea, devastado por guerras civis e cercado por um fenômeno misterioso conhecido como “a Calamidade”. No meio disso tudo está Rémi, um agente de forças de paz da ONU que acaba preso na região após esse evento bizarro transformar o lugar.

Durante a demo, a narrativa gira em torno dos primeiros passos de Rémi nesse território estranho, onde criaturas sobrenaturais chamadas de Hollow Walkers surgem e colocam tudo em risco. Essas criaturas me lembraram os nobody do Kingdom Hearts.

Criatura nobody do jogo Kindgom Hearts
Nobody do jogo Kindgom Hearts. Fonte: Non-alien Creatures Wiki
Combate no jogo Hell is Us
O combate é um pouco mais cadeciado e lento.

É uma ambientação bem sombria e desconfortável, com bastante espaço para interpretação. A história não entrega tudo de bandeja, e isso é ótimo para quem gosta de teorias, mas também poderá fazer perder detalhes, como é meu caso.

Leia também: Cronos: The New Dawn – análise do trailer de gameplay

O que dá para fazer na demo de Hell is Us?

A demo permite experimentar a maior parte das mecânicas básicas do jogo, e já dá pra perceber que o foco é o combate corpo a corpo, sem armas de fogo. Você pode usar espadas, lanças e até machados, sempre precisando gerenciar bem a resistência e a vida do personagem.

Um detalhe interessante é o uso do drone, que serve como distração tática durante os combates (e ajudou bastante contra múltiplos inimigos) e também auxilia em algumas explorações. Os confrontos são brutais e exigem precisão. Não dá pra sair batendo sem pensar — tem que esquivar, bloquear na hora certa e escolher os momentos certos para atacar.

Além disso, o jogo não usa mini-mapa, nem setas na tela. Ou seja, você precisa prestar atenção no ambiente, nas falas dos NPCs e nos detalhes visuais para entender pra onde ir. Isso dá uma pegada bem imersiva, e o uso da lanterna em ambientes escuros, deu uma pegada dos survivors horrors, como Silent Hill.

Exploração no jogo Hell is Us
Exploração em Hell is Us

Exploração e ambientação: o grande destaque

Se tem algo que Hell is Us faz muito bem, mesmo nessa demo curta, é construir uma atmosfera misteriosa e opressora. A trilha sonora é eletrônica, carregada de tensão, e o visual mistura ruínas, escuridão e elementos sobrenaturais com um nível de detalhe que prende o olhar. 

A câmera em terceira pessoa ajuda a dar peso para os ambientes, e o fato de o jogo não segurar a mão do jogador aumenta ainda mais a imersão.

A demo mostra uma escolha bem certeira de ambiente: dá pra sentir que o foco do game está mais no “sentir o mundo” do que em seguir checklists de objetivos.

Personagem Rémi do jogo Hell is Us
Rémi

Performance: como a demo está rodando?

Vários jogadores estão relatando que a demo roda de forma estável e fluida, mesmo no Steam Deck. Alguns criadores de conteúdo mostraram gameplays em 4K no PC, e o jogo se mantém bonito e funcional, com algumas pequenas quedas de FPS nas cutscenes mais carregadas.

Eu também não tive nenhum problema para rodar a demo, mas também não sou um bom parâmetro. Joguei com uma RTX 3060 e os gráficos no médio. O que já foi ótimo pra mim.

No geral, a demo está bem otimizada e oferece uma boa ideia de como será a performance na versão final.

Valeu a pena testar a demo de Hell is Us?

Com certeza. A demo de Hell is Us não é só uma degustação rasa, ela apresenta um bom pedaço de gameplay, dá pistas sobre a história principal, mostra os sistemas de combate e construção de mundo, e ainda deixa aquela vontade de continuar jogando, principalmente com a expansão do mundo no final da demo.

Para quem curte jogos que misturam mistério, tensão e combate tático sem firulas, essa demo é praticamente obrigatória.

Além disso, como ela fica disponível por tempo limitado, é uma chance de ouro de testar algo novo antes do lançamento completo em setembro.

E você, testou a demo de Hell is Us? O que achou da proposta? Compartilha nos comentários e vamos trocar ideias sobre esse mundo estranho e instigante que a Rogue Factor está criando.

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