Parasite Mutant

Demo de Parasite Mutant: sensação nostálgica, mas atualizada

Eu sempre tive um carinho muito especial pelos RPGs e por jogos de terror do final dos anos 90. E quando os dois se misturam, dá uma sensação específica de tensão, mecânicas de RPG e uma narrativa cinematográfica tinha um charme único que parecia ter se perdido no tempo. 

Contudo, recentemente, a demo de Parasite Mutant chegou à Steam e reacendeu essa chama nostálgica. Se você, assim como eu, sente saudades das aventuras de Aya Brea no PlayStation 1, esse jogo precisa entrar no seu radar agora mesmo.

O que é Parasite Mutant?

Lançada logo no início de 2026, a demo nos apresenta ao trabalho da desenvolvedora IceSitruuna. Ainda não é um nome muito conhecido ainda no mercado, mas eles estão entregando algo que grandes empresas parecem ter esquecido como fazer (Alô, Square!). Dito isso, a premissa do jogo é um prato cheio para fãs de horror sci-fi e bio-horror.

O jogo se passa em um futuro distante e a ambientação é opressora e grotesca. A trama nos leva a uma cidade-ilha misteriosa que se encontra completamente isolada e abandonada. 

Não estamos explorando uma metrópole vibrante, mas sim as ruínas de um local que sofreu um colapso repentino. Além disso, a atmosfera de isolamento é total, reforçando aquela sensação clássica de survival horror onde o socorro não virá facilmente.

História e ambientação

Nesse cenário caótico, assumimos o controle de Nova, uma Agente Psiônica enviada para investigar a situação. O fato de ela ser uma agente com poderes mentais é crucial para a trama, pois justifica as habilidades especiais que usamos em combate e sugere que, nesse mundo, a evolução humana ou a manipulação genética já atingiram um patamar militarizado.

Ao chegar na ilha, Nova descobre que o local foi tomado por criaturas mutantes grotescas. A narrativa deixa claro que ocorreu um evento biológico catastrófico ali. Diferente de tramas sobrenaturais, aqui lidamos com aberrações resultantes de experimentos ou infecções biológicas. 

Além disso, a missão vai muito além de uma simples limpeza, pois há indícios fortes de uma conspiração oculta e uma verdade escondida que fará a protagonista reescrever seu próprio destino. Um certo clichê, mas ok.

Demo de Parasite Mutant

Como funciona a jogabilidade?

É impossível jogar Parasite Mutant e não fazer a conexão imediata com Parasite Eve. A desenvolvedora abraça essa inspiração com orgulho, especialmente no sistema de combate chamado Active Time Chains (ATC). Ele funciona como uma evolução moderna do clássico ATB.

Nós temos uma barra de ação dividida em segmentos. Enquanto a barra enche, podemos nos mover livremente para desviar de ataques inimigos em tempo real. Quando decidimos atacar, podemos gastar um segmento para uma ação rápida ou esperar acumular mais energia para combos mais fortes. 

Leia também

É um sistema que exige certa estratégia e paciência. Não basta apenas apertar botões desenfreadamente, mas precisamos gerenciar o tempo de recarga enquanto se posiciona para não levar dano, similar ao Parasite Eve.

Visualmente, o jogo aposta em um estilo de anime semi-realista. Entretanto, o grande destaque para a imersão é a opção de ativar um filtro CRT retrô. 

Isso transforma os gráficos modernos em algo pixelado e granulado, simulando perfeitamente a experiência de jogar em uma TV de tubo. Para quem viveu aquela época, esse detalhe pode fazer toda a diferença. Contudo, não me vi tentado a utilizar essa opção, preferindo os gráficos modernos mesmo.

Demo de Parasite Mutant

Mergulhando na demo: cenários e desafios

Assim que assumimos o controle de Nova, a demo nos joga nos arredores dessa cidade, mas não demora muito para que a exploração nos leve para ambientes mais claustrofóbicos, como os esgotos e instalações subterrâneas. 

A direção de arte consegue equilibrar muito bem aquele visual de anime com uma sujeira realista, criando corredores úmidos e escuros que te deixam sempre em alerta. É aquele tipo de cenário onde o som dos seus próprios passos ecoando no metal pode te dar um susto se você não estiver prestando atenção.

Durante essa exploração, a progressão segue a cartilha clássica do gênero que tanto amamos. Em vários momentos, me deparei com portas trancadas e caminhos bloqueados que exigiam um pouco mais de atenção ao cenário. 

Não espere quebra-cabeças complexos de explodir a cabeça nessa demonstração inicial, mas sim aquele sistema gratificante de encontrar uma chave específica, cartões de acesso ou acionar mecanismos para liberar atalhos. 

É o tipo de game design que incentiva a investigar cada canto do mapa em vez de apenas seguir uma linha reta.

Parasite Mutant

Inimigos e arsenal

E é bom investigar com cautela, pois os corredores definitivamente não estão vazios. Os inimigos que cruzaram o meu caminho são verdadeiras aberrações biológicas, com um design que mistura carne exposta e distorções corporais bastante grotescas. 

Enfrentei desde criaturas menores e mais ágeis, que exigem reflexos rápidos para esquivar no tempo certo, até monstros com maior resistência que demandam uma leitura melhor dos padrões de ataque para não sermos encurralados em um canto sem saída.

Para lidar com essas ameaças, Nova não está totalmente indefesa. Inicialmente, contamos com uma pistola padrão que cumpre bem o seu papel, somada às suas habilidades psiônicas ofensivas, que permitem disparar rajadas de energia contra os oponentes.

Para aqueles que deram uma boa fuçada em todos os cantos e de maneira mais detalhada, puderam encontrar uma submetralhadora Uzi escondida, o que facilitaria muito o controle de grupos de inimigos. Infelizmente, isso passou batido por mim, só descobri depois de terminada a demo.

Essa mistura de armas de fogo convencionais com poderes mentais traz uma dinâmica muito divertida e estratégica, onde você precisa decidir o melhor momento para gastar munição ou usar sua energia psiônica.

Parasite Mutant

Vale a pena baixar a demo de Parasite Mutant?

Com toda certeza! 

A demo tem duração aproximada de 45 minutos e cobre cerca de 5% do jogo final, mas é suficiente para mostrar o potencial do projeto. Parasite Mutant é uma carta de amor aos fãs de RPGs de ação e terror da era 32-bits.

Apesar de ser um projeto indie, a ambição da IceSitruuna em reviver esse estilo de jogo específico é louvável. Se você busca uma experiência que misture exploração, puzzles leves e um combate tático envolvente, vale a pena o download. 

Fica agora a minha expectativa para ver como a história de Nova se desenrolará na versão completa e qual preço chegará para nós.

Rolar para cima