Evento de games sempre é algo que me desperta interessante. A ideia de novos games em produção, bem como trailer daqueles que já estava aguardando, me deixa animado.
A Gamescom 2025 não foi muito diferente disso. Neste ano, o evento seguiu o molde tradicional: a edição central aconteceu em Colônia, com a feira aberta entre 20 e 24 de agosto, e o já conhecido Opening Night Live, apresentado por Geoff Keighley, levando os primeiros grandes anúncios e trailers ao público na noite de 19 de agosto.
Alguns jogos já eram esperados, enquanto outros foram surpresas completas. No geral, foi um evento legal, mas nada que nos fizesse soltar um “uau”.
Abaixo, trago minhas impressões daquilo que mais me chamou a atenção e um pouco do que esperar de cada jogo.
Call of Duty: Black Ops 7
O trailer deixou claro que a franquia quer misturar cenários grandiosos com ação cooperativa mais aberta: a ideia é de um Black Ops com pegada sci-fi/alternativa, missões que parecem pensadas para quatro jogadores (será?).
Não posso negar que utilizar Master of Puppets, do Metallica, deu uma pegada legal ao trailer. Entretanto, não acho que essa pegada futurista seja algo que o público queira ver no jogo. Em um ano em que teremos um Battlefield empolgando e o COD recebendo mais críticas do que elogios (basta ver os comentários no próprio vídeo no YouTube) talvez esse seja o ano em que o BF6 leve vantagem.
Aguardemos.
Lords of the Fallen II
O trailer trouxe de volta a atmosfera sombria que o nome sugere, mas com evolução visível: animações de impacto e ambientes que mesclam escala épica com ruínas detalhadas.
Senti que o foco foi reafirmar a ambição do jogo e não apenas repetir fórmulas do passado, mas tentar elevar a densidade do mundo e a presença de chefes memoráveis.
Onimusha: Way of the Sword
Capcom trouxe um aceno nostálgico com produção moderna: samurais, lutas coreografadas e uma estética que mescla o clássico com iluminação e efeitos contemporâneos.
O trailer foca em combate corpo a corpo e várias tomadas em câmera próxima para valorizar animações de espada e em um design de áudio que coloca as lâminas no centro da cena.
Desse modo, dá para perceber que o estúdio quer reconectar fãs antigos e atrair novos jogadores que curtem ação técnica.
Ninja Gaiden 4
Se você gosta de combate rápido e sensação de precisão, o trailer de Ninja Gaiden 4 entregou isso em doses altas: cortes frenéticos, movimentação ágil do protagonista e sequências que lembram os melhores momentos da série.
Pelo que apareceu, o jogo mantém a tradição da violência estilizada e combate que recompensa domínio técnico, coisa que não possuo, infelizmente.
Leia também: Broken Pieces: análise do thriller psicológico que brinca com o tempo
Silent Hill f — trailer de história
O trailer de história investiu pesado em atmosfera e silêncio (no sentido literal): poucos diálogos, som ambiente claustrofóbico e imagens que deixam mais perguntas do que respostas, exatamente o que um bom trailer de Silent Hill deve fazer.
Me peguei mais interessado em descobrir que tipo de narrativa eles vão explorar: passado fragmentado? Identidade perdida?
Embora o nome tenha um peso enorme para a franquia, esse distanciamento da série é algo que talvez não agrade tantas pessoas, ainda mais depois do sucesso do remake do Silent Hill 2.
La Divina Commedia
Me surpreendeu pela ambição conceitual: a transposição do poema clássico para linguagem de jogo traz paisagens infernais/épicas bem trabalhadas, inimigos que parecem saídos de gravuras renascentistas e uma proposta estética ousada.
O trailer foi mais um “mostre o mundo” do que “mostre a mecânica”, e isso funcionou, ficou a curiosidade sobre como vão traduzir canto em jogabilidade.
Muito embora ficou aparentando ser outro soulslike, fique pensando se não seguirá mais ou menos no mesmo conceito do Lies of P. Uma releitura de algo já bem conhecimento no mundo popular (não que a divina comédia seja tão conhecida assim).
Vale destacar que trouxe lembranças do saudoso Dante’s Inferno, com mesma temática. Mas tudo indica que a gameplay não seguirá o mesmo estilo.
Cronos: The New Dawn
O trailer (e trechos de gameplay exibidos) deixam transparente que o jogo aposta em atmosfera, exploração e um combate que mistura armas e poderes místicos. Além disso, o visual clean, ambientação que mistura ruínas e tecnologia antiga, me lembrou títulos que equilibram exploração metódica com confrontos pontuais.
Fique pensando se deveria ter visto esse novo trailer ou não, pois já estou convencido a jogar o game. Quem sabe no lançamento. Mas foi bom para ter uma pequena amostra de outros tipos de inimigos que enfrentaremos, como bosses, e também tem gato.
Leia também: The Lord of the Rings – The Third Age: um rpg clássico na Terra Média
Resident Evil: Requiem
O trailer de história reforça o retorno do clima de horror mais cinematográfico da série, com cenas que misturam tensão, personagens conhecidos e pistas sobre o enredo.
Esse novo perseguidor parece que será mais chato que os anteriores, como Nemesis e Mrs. X, pois teremos que nos preocupar com a iluminação do ambiente e em procurar fusíveis. Além disso, nosso inventário parece ser bem menor, o que exigirá organização e backtracking.
Black Myth: Zhong Kui
O teaser mantém o tom mítico e a força visual que a Game Science já vinha mostrando: monstros bípedes com design inspirado na mitologia chinesa e uma direção de arte que mistura folclore com ação contemporânea.
Quero ver como esse novo jogo vai se comportar e se terá o mesmo impacto que seu antecessor. Pelo menos para mim, midiaticamente, o Wukong já tem muito mais espaço e reconhecimento. Algo que ainda não vejo em Zhong Kui.
O que mais teve no evento?
Apesar de nem tudo ter me chamado a atenção, o evento ainda contou com mais apresentações para diversos públicos:
- Sekiro No Defeat – trailer de revelação do anime
- LEGO Batman Legacy of the Dark Knight
- Dawn of War 4
- Monster Hunter Wilds crossover com Final Fantasy XIV
- Daemon X Machina: Titanic Scion
- Arknights: Endfield
- Teaser trailer da 2ª temporada de Fallout
- Indiana Jones and The Great Circle: The Order of Giants
- John Carpenter’s Toxic Commando
- World of Tanks 2.0
- Death by Scrolling
- Zero Parades
- Neverness to Everness
- Unbeatable
- Honor of Kings World trailer
- Cinder City
- The Outer Worlds 2
- The Seven Deadly Sins: Origin
- Moonlighter 2: The Endless Vault
- Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2
- Age of Empires IV: Anniversary Edition
- Kingdom Come Deliverance 2 Legacy of the Forge
- Cult of the Lamb – Woolhaven
- World of Warcraft: Midnight
- World of Tanks: Heat
- Ghost of Yōtei – ‘Song of Vengeance’
- Absolum
- Valor Mortis
- Sonic Racing: CrossWorlds – Sonic x PAC-MAN collab
- Denshattack!
- Road Kings
- Bubsy 4D
- ROUTINE
No final, um evento interessante
Com alguns nomes já esperados e outros dando as caras pela primeira vez, diria que foi um evento nota 7.
Ver um pouco mais sobre Resident Evil 9, Silent Hill F e Cronos é bom, embora seja melhor deixar para descobrir mais em game mesmo. Outros, como Black Myth: Zhong Kui e La Divina Commedia me deixaram com mais vontade de ter mais informações.
Agora é esperar pelas próximas novidades.
E você, me conta nos comentários: qual trailer te chamou mais a atenção? Qual jogo você acha que é mais promissor desses aí?
Apenas mais um gamer que gosta de se aventurar nas histórias e registrar o seu caminho nessa jornada.