Jogo Sublustrum

Sublustrum: uma viagem surreal aos mistérios do subconsciente

Desenvolvido originalmente em 2008 pela Phantomery Interactive (e conhecido no ocidente como Outcry), Sublustrum está sendo completamente reimaginado para a nova geração.

Previsto para ser lançado em 2026 para consoles e PC, e distribuído pela Brickworks Games, ele é uma aventura psicológica em primeira pessoa que mistura elementos de point and click com exploração livre em 3D, utilizando a Unreal Engine 5. O visual promete manter aquela estética única que mistura o melancólico vitoriano com um retrofuturismo industrial.

História e nossa jornada

A premissa já começa com aquele mistério que nos prende de cara. Nossa jornada se inicia quando recebemos um pedido do nosso irmão, um cientista que desapareceu misteriosamente. Sempre tem alguém desaparecendo nos jogos.

Ao chegarmos em sua casa para investigar, descobrimos que ele deixou para trás não apenas anotações, mas um dispositivo enigmático. O objetivo dele? Separar a mente do corpo.

Como podemos ouvir no próprio trailer de anúncio, a situação não parece ter acabado bem para ele:

“Temo ter me tornado um prisioneiro desta máquina. Agora vejo claramente, fui longe demais”

Ignorando os avisos para destruir tudo, acabamos utilizando a máquina e somos transportados para o “Mundo Intermitente” (The Shimmering World), um lugar liminar onde a fronteira entre sonhos, memórias e realidade deixa de existir.

Como o jogo funciona?

Diferente de muitos walking simulators atuais, Sublustrum promete uma jogabilidade onde a atenção aos detalhes é crucial.

Um dos pontos mais interessantes que notei nas informações divulgadas é o uso do som como mecânica. A trilha sonora dark ambient não serve apenas para criar clima, mas também é parte integrante dos puzzles. Teremos que usar nossa audição para guiar nosso caminho e resolver enigmas que conectam memórias a arquiteturas impossíveis.

Além disso, a exploração foi expandida. Se no original estávamos presos a telas estáticas, agora poderemos investigar livremente esse mundo fragmentado, cheio de engrenagens estranhas e cenários que parecem ter saído de um filme antigo e granulado.


Leia também

Liminal Point: terceiro trailer traz terror psicológico e nostalgia dos clássicos

Cronos: The New Dawn: uma viagem temporal no survival horror


Vale a pena ficar de olho?

Para aqueles que curtem jogos com uma pegada mais artística e reflexiva, como Scorn ou os clássicos da série Myst, Sublustrum parece ser uma promessa incrível.

Ainda teremos que esperar um pouco até 2026, mas a ideia de mergulhar em um mundo onde a lógica dos sonhos dita as regras já me deixou bastante ansioso para conferir o resultado final dessa recriação.

E enquanto o jogo não é lançado, já é possível adicioná-lo à sua lista de desejos da Steam.

{
“@context”: “https://schema.org”,
“@type”: “FAQPage”,
“mainEntity”: [
{
“@type”: “Question”,
“name”: “O Sublustrum é um jogo de terror com muitos sustos?”,
“acceptedAnswer”: {
“@type”: “Answer”,
“text”: “Sublustrum não se enquadra no gênero de terror focado em sustos repentinos (jump scares). Trata-se de uma aventura psicológica com atmosfera surreal e melancólica. O objetivo é criar imersão através de um ambiente misterioso e onírico, lembrando obras lovecraftianas, onde o foco é o desconforto psicológico e a exploração do desconhecido.”
}
},
{
“@type”: “Question”,
“name”: “É necessário jogar a versão original de 2008 para entender a história?”,
“acceptedAnswer”: {
“@type”: “Answer”,
“text”: “Não é necessário ter conhecimento prévio do título original (conhecido como Outcry). Esta nova versão de Sublustrum é uma reimaginação completa desenvolvida na Unreal Engine 5. A narrativa e a exploração foram expandidas e adaptadas para funcionar tanto para novos jogadores quanto para veteranos que desejam revisitar o mundo do jogo com tecnologias modernas.”
}
},
{
“@type”: “Question”,
“name”: “Como funcionam os quebra-cabeças baseados em som no jogo?”,
“acceptedAnswer”: {
“@type”: “Answer”,
“text”: “Diferente de jogos tradicionais, o som em Sublustrum é uma mecânica ativa de gameplay. O jogador deve utilizar a audição para identificar padrões acústicos específicos que são essenciais para resolver enigmas e navegar pelo cenário. A trilha sonora dark ambient integra-se aos puzzles, conectando memórias à arquitetura do ambiente.”
}
},
{
“@type”: “Question”,
“name”: “Qual é a data de lançamento prevista para o novo Sublustrum?”,
“acceptedAnswer”: {
“@type”: “Answer”,
“text”: “O lançamento de Sublustrum está oficialmente previsto para o ano de 2026. O jogo está sendo desenvolvido pela Phantomery Interactive e será distribuído pela Brickworks Games, trazendo uma evolução na jogabilidade com exploração livre em 3D.”
}
}
]
}

Rolar para cima