summer game fest 2025

Summer Game Fest 2025: o que teve de legal no evento?

No final de junho de 2025, fãs de videogame ao redor do mundo se conectaram para acompanhar o Summer Game Fest 2025, evento anual apresentado por Geoff Keighley que já virou uma verdadeira tradição para quem gosta de saber em primeira mão o que vem por aí na indústria dos games. 

Foram pouco mais de duas horas de transmissão ao vivo, com anúncios de novos jogos, trailers inéditos e participações especiais de grandes nomes do setor.

Entre surpresas, confirmações de rumores e muitas promessas para os próximos anos, o evento reforçou o quanto a indústria de jogos continua acelerada, diversa e cada vez mais aberta a experiências tanto AAA quanto indies.

Panorama do Summer Game Fest 2025

O Summer Game Fest 2025 começou com Geoff Keighley fazendo questão de destacar a diversidade de tamanhos e orçamentos que hoje movem a indústria. Segundo ele, nunca foi tão fácil para pequenos estúdios independentes colocarem seus projetos no mercado graças a ferramentas como a Unreal Engine e à distribuição digital. 

Só em 2024, mais de 18 mil jogos foram lançados apenas na Steam, o que mostra o quanto o mercado está competitivo e saturado. Apesar disso, quanto disso que chega ao nosso conhecimento, de jogadores, e adquirem algum reconhecimento. É algo a se pensar.

Geoff também trouxe números de vendas impressionantes, incluindo o sucesso de um pequeno estúdio sueco que vendeu mais de 13 milhões de cópias com um game indie chamado “Repo”, desbancando gigantes como Monster Hunter Wilds e o remake de Oblivion.

Com esse pano de fundo, o evento seguiu com uma série de trailers, gameplays e entrevistas, mostrando desde os maiores blockbusters até jogos de estúdios com menos de 30 pessoas. O SGF também reforçou o papel dos eventos digitais na descoberta de novos títulos, lembrando que, além da transmissão principal, haveria vários showcases paralelos ao longo do final de semana.

Alguns dos destaques que rolaram no evento

Death Stranding 2 (DS2)

Hideo Kojima subiu ao palco para falar um pouco mais sobre o aguardado Death Stranding 2, que será lançado em breve. O trailer apresentado trouxe uma nova cena entre os personagens Neil e Lucy, reforçando o tom de mistério, conexão emocional e consequências pós-pandemia que o jogo promete explorar.

Fortnite: Death Star Sabotage

Fortnite não poderia ficar de fora. Um novo evento ao vivo chamado Death Star Sabotage, inspirado em Star Wars, foi anunciado. Os jogadores terão que se unir para impedir que a Estrela da Morte destrua o mapa, num daqueles eventos massivos que já viraram tradições dentro do battle royale da Epic.

Sonic Racing Cross Worlds

A Sega apresentou Sonic Racing Cross Worlds, novo game de corrida que promete cross-play entre todas as plataformas, cenários inspirados em mundos icônicos do Sonic e um sistema de matchmaking mais dinâmico.

Game of Thrones: War for Westeros

Um RTS (estratégia em tempo real) ambientado no universo de Game of Thrones também apareceu. War for Westeros promete batalhas épicas com controle de exércitos, intrigas políticas e toda aquela atmosfera de traições que a série popularizou.

Me pergunto se esse jogo já não perdeu a sua janela de hype há muito tempo. Afinal, há quantos anos já não acabou a série?

Indies em Evidência

Entre os indies, destaque para o estilizado End of Abyss com sua arte monocromática e o belo Out of Words, um jogo de plataforma feito inteiramente com animação stop-motion.

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O que me chamou a atenção na Summer Game Fest 2025?

Mortal Shell II

Durante o evento, a presença de Mortal Shell II veio para reforçar que o gênero soulslike continua em alta. O trailer trouxe cenas de combates meticulosos, com o ritmo cadenciado que já virou marca registrada da série. A ambientação segue sombria e sufocante, com cenários que variam entre criptas decadentes e florestas corrompidas.

O destaque ficou para a ampliação das chamadas “Shells”, que são as armaduras vivas que os jogadores podem habitar. Agora, cada Shell aparenta ter habilidades únicas mais profundas, o que promete uma camada extra de personalização no combate. Embora ainda sem data exata de lançamento, o jogo foi confirmado para PC e consoles de nova geração, com previsão para 2026.

Aproveitarei essa distância para jogar o primeiro jogo que está de lado na minha biblioteca. Mereceu uma chance.

Boss do jogo Mortal Shell 2 mostrado na Summer Game Fest 2025

Code Vein II

A Bandai Namco surpreendeu ao revelar Code Vein II, sequência direta do RPG de ação que conquistou os fãs de anime soulslike, inclusive a mim, uma negação nesse estilo. O novo trailer apresentou cenários urbanos arruinados e personagens com design ainda mais estilizado. 

As mecânicas de combate continuam ágeis e cheias de efeitos visuais exagerados, mas a grande novidade foi o sistema de “Blood Arts”, que parece ampliar as possibilidades de habilidades especiais ligadas ao vampirismo.

Outro ponto que chamou atenção foi o tom narrativo: a sequência promete abordar ainda mais o drama dos Revenants, com escolhas de diálogo e múltiplos desfechos para a história. 

Espero mais notícias do jogo em breve. Curti bastante e experiência com o primeiro Code Vein. Contudo, o jogo segue sem data definida, mas rumores apontam para uma chegada em 2026.

Imagem de revelação do Code Vein 2 na Summer Game Fest 2025

Atomic Heart II

A sequência de um dos FPS mais excêntricos dos últimos anos foi oficialmente anunciada durante o evento. Atomic Heart II promete expandir a escala de seu universo retro-futurista soviético, com uma abordagem muito mais aberta e com maior foco em elementos de RPG.

O trailer destacou o caos típico da série, com combates frenéticos contra máquinas bizarras, mutantes deformados e cenários que parecem um pesadelo soviético psicodélico. A liberdade de exploração foi um dos pontos mais enfatizados, sugerindo um mundo com múltiplos caminhos, missões secundárias e sistemas de progressão mais elaborados. 

Não posso deixar de imaginar se o jogo será tão irreverente em seus diálogos quanto foi o primeiro jogo!!

Ainda não há uma data de lançamento oficial, mas o jogo já está listado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series.

Personagens do jogo Atomic Heart 2

Chrono Odyssey

Durante o Summer Game Fest, a nova apresentação de Chrono Odyssey chamou bastante a atenção por conta de seus visuais absurdamente detalhados e pela sua proposta de ser um MMORPG de ação com foco em manipulação temporal.

O trailer exibido mostrou batalhas em larga escala, onde o jogador poderá enfrentar monstros gigantescos, manipular o tempo para alterar o campo de batalha e realizar raids cooperativas com outros jogadores. 

O mundo aberto promete ser vasto e diversificado, com biomas que vão de florestas a desertos, todos com transições climáticas dinâmicas. A expectativa é que o jogo seja lançado em 2026, mas sem uma data fixa até o momento.

Apesar disso, alguns canais puderam aproveitar uma beta fechada do jogo que, apesar de ainda chamar a atenção, precisa de um polimento em sua performance para ficar melhor otimizado.

Personagem do Jogo Chrono Odyssey

ILL

Durante o evento, ILL teve um novo trailer focado em tudo que o jogo faz de melhor: terror físico, horror grotesco e uma ambientação opressiva. O uso da física realista impressionou mais uma vez, principalmente na forma como os corpos dos inimigos reagem ao dano e como o cenário pode ser manipulado durante o combate.

As cenas mostraram o jogador explorando corredores apertados, com iluminação mínima, enquanto enfrentava criaturas com movimentos desconcertantes e deformações corporais bizarras. 

Apesar do novo material, a desenvolvedora ainda não cravou uma data de lançamento, mas reforçou que o título sairá para PC e consoles.

Imagem do trailer de ILL no Summer Game Fest 2025

Wuchang: Fallen Feathers

O Wuchang finalmente ganhou mais detalhes durante o Summer Game Fest 2025. O novo trailer trouxe um olhar mais profundo sobre o sistema de combate, que parece bastante inspirado nos jogos da série Souls, mas com uma pegada cultural muito própria, baseada na China Imperial do final da Dinastia Ming.

Além de combates contra inimigos humanos e criaturas mitológicas, o destaque foi para os efeitos visuais durante os ataques, com penas esvoaçando a cada golpe, uma referência direta à maldição que afeta a protagonista. 

Os cenários mostraram desde vilarejos abandonados até florestas enevoadas, sempre com uma paleta de cores saturada e cheia de contrastes. O lançamento está previsto para 2025, com versões para PC e consoles de nova geração.

Imagem do jogo Wuchang: Fallen Feathers

Resident Evil Requiem

Encerrando o evento, Resident Evil Requiem apareceu como o grande final e um dos anúncios mais impactantes do Summer Game Fest. A Capcom exibiu um trailer cinematográfico de tirar o fôlego, com cenas que misturam o clássico clima de terror da série com uma escala de ação diferente do usual.

O vídeo mostrou ambientes devastados, perseguições intensas, explosões em larga escala e, claro, a ameaça de uma nova cepa biológica que promete colocar o mundo mais uma vez à beira do colapso. 

Embora o trailer não tenha detalhado quais personagens clássicos estarão de volta, a Capcom garantiu que o jogo vai explorar narrativas emocionais mais profundas, além de elevar o nível de cinematografia nos momentos de ação.

A data de lançamento foi confirmada para o dia 27 de fevereiro de 2026, e, segundo o próprio Geoff Keighley, esse é apenas o começo da campanha de divulgação do jogo. A expectativa é que mais trailers e detalhes de gameplay sejam revelados ainda este ano.

Aliás, alguns canais já tiveram a oportunidade de jogar parte do jogo. Fico no aguardo dessa “demo” ser disponibilizada para o público.

Imagem do trailer de revelação do Resident Evil Requiem na Summer Game Fest 2025

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Considerações Finais

O Summer Game Fest 2025 conseguiu, mais uma vez, entregar uma mistura muito bem equilibrada entre nostalgia, inovação e puro hype. Para quem, como eu, gosta de mergulhar tanto nos grandes blockbusters quanto nos projetos mais “fora da curva”, o evento foi um prato cheio.

Agora é segurar a ansiedade e aguardar que esses jogos cumpram tudo aquilo que os trailers prometeram.

E vocês, o que mais curtiram nesse evento? Deixe abaixo nos comentários.

FAQ – Summer Game Fest 2025

O que é o Summer Game Fest?

O Summer Game Fest é um evento anual de videogames apresentado por Geoff Keighley, que reúne anúncios, trailers e novidades das maiores empresas e também de estúdios independentes. Ele é transmitido ao vivo para o mundo todo e serve como uma grande vitrine das principais novidades do setor.

Quais foram os principais destaques do Summer Game Fest 2025?

O evento trouxe uma mistura de jogos AAA e indies, com anúncios como Resident Evil Requiem, Atomic Heart II, Death Stranding 2, Chrono Odyssey e Game of Thrones: War for Westeros. Também tivemos novidades de jogos populares como Fortnite, com o evento especial Death Star Sabotage, e o anúncio de Sonic Racing Cross Worlds, com suporte a cross-play.

Quando será lançado Atomic Heart II?

Embora o trailer de Atomic Heart II tenha confirmado o desenvolvimento e mostrado bastante gameplay, a Mundfish ainda não divulgou uma data oficial de lançamento. O que já sabemos é que o jogo terá mais elementos de RPG, exploração aberta e combates ainda mais insanos que o primeiro título.

O que foi revelado sobre ILL no Summer Game Fest 2025?

ILL teve um novo trailer no evento, reforçando seu foco em terror corporal (body horror) e em uma física realista que afeta tanto os inimigos quanto os cenários. As cenas mostraram ambientes escuros, criaturas grotescas e combates viscerais. O jogo segue sem data de lançamento, mas está confirmado para PC e consoles.

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